Psst...

Hey, do you want to get language learning tips and resources every week? Join our mailing list to receive new ways to improve your language learning in your inbox!

Join the list

Portuguese Audio Request

Elena
556 Words / 2 Recordings / 0 Comments

Ontem a minha amiga Márcia Estrougo (que estudou comigo no primário há mais de 40 anos) publicou na sua página do facebook esta frase atribuída a Albert Einstein: “Eu não preciso saber tudo. Só preciso saber o lugar certo onde procurar, quando precisar”. Isso está absolutamente certo, pois é impossível sabermos tudo. Como a gente não fica na escola para sempre, é importante sabermos como achar as coisas e também como aprendermos as coisas por conta própria. Isso é essencial de aprendermos na escola – ou no nosso caso, na aula de portugues.

Como sou curioso, fui pesquisar se a frase era mesmo de Albert Einstein, pois circula muita coisa errada na Internet. Não achei essa frase, mas achei muitas outras atribuidas a ele, e muitas delas que se aplicam ao aprendizado. São ideias que podem ser usasas para se aprender qualquer coisa, não só o portugues. Aqui vão algumas:

“O estudo em geral, a busca da verdade e da beleza são domínios em que nos é consentido ficar crianças toda a vida”. Eu já comentei uma vez que a criança aprende explorando, tentando, errando. Quando a gente cresce, perde essa vontade de explorar e fica com medo de errar. Por isso não aprende tão bem quando poderia. Resgatando o olhar exploratório da criança, nossa capacidade de aprender aumenta.

“O único lugar onde sucesso vem antes do trabalho é no dicionário”. Eu já havia lido essa frase antes e é a pura verdade. Para você conseguir alguma coisa, precisa trabalhar, ou seja, se esforçar. Não se aprende portugues por mágica, mas treinando e estudando. Depende de você!

“A curiosidade é mais importante do que o conhecimento”. Ser curioso é essencial para aprender. Você precisa tentar descobrir coisas novas a todo momento. A curiosidade é que faz a gente ir para a frente. Tentar ler em portugues, tentar ver coisas diferentes, perguntar quando vir uma coisa nova, tudo isso leva a aprender mais. E quando você aprende porque a curiosidade te levou até lá, você lembra mais.

“No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”. Eu já escrevi que os obstáculos nos estimulam a ir em frente. Ao tentar vencer um obstáculo, nós descobrimos alternativas diferentes. Se você tem dificuldades com um determinado ponto gramatical, tentar superá-lo através de várias estratégias diferentes vai fazer você superá-lo. E vai te dar elementos que vão te ajudar a vencer os próximos obstáculos.

“Quem nunca errou nunca experimentou nada novo”. Eu também já escrevi que para chegar ao sucesso a gente mais erra do que acerta. Você erra muitas vezes até acertar uma. Por isso errar é tão importante, e nunca deve ser motivo de vergonha. O erro nos estimula a seguir em frente.

“Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado”. Ou seja, você precisa enfrentar os problemas para conseguir vencê-lo. Se você passar a vida com medo do Present Perfect e não enfrentá-lo, não vai aprender. Se você enfrentá-lo: estudar, fizer exercícios, perguntar, tentar usar de todas as maneiras possíveis, vai ter um momento em que vai conseguir domar esse bicho tão terrível. (E o Present Perfect é tão fácil…)

A maioria dessas coisas eu já havia comentado de uma forma ou de outra, mas achei que essas citações são mais um reforço. E nunca é demais pensar nesses assuntos.

Recordings

Comments

Overview

You can use our built-in RhinoRecorder to record from within your browser, or you may also use the form to upload an audio file for this Audio Request.

Don't have audio recording software? We recommend Audacity. It's free and easy to use.