Psst...

Do you want to get language learning tips and resources every week or two? Join our mailing list to receive new ways to improve your language learning in your inbox!

Join the list

Portuguese Script Request

geres
Complete / 1581 Words
by asuz 0:00 - 0:41

O memorial da América Latina tem um novo presidente. O cineasta João Batista de Andrade tomou posse na semana passada. Hoje ele tá aqui no estúdio prá falar de projetos futuros e pra gente pensar um pouco sobre a política cultural.

- Tudo bem João?
- Tudo bem.
- Ótimo. Bom, você é, agora é o novo presidente do memorial da América Latina, um espaço importante cultural pra São Paulo e também pro Brasil né. É claro que você tá ali nos primeiros momentos entendendo exatamente quais os projetos, mas qual vai ser o direcionamento dessa sua gestão? O que você espera dessa sua gestão, hein?
- Olha, o memorial, eu acho que é quase que um presente para a cidade de São Paulo.

by andregomesgeo 0:41 - 6:13

O Memorial da América Latina tem um novo presidente.
O Cineata João Batista de Andrade tomou posse na semana passada.
Hoje ele está aqui no estúdio para falar de projetos futuros e pra gente pensar um pouco sobre a política cultural.
Tudo bem João?
Tudo bem.
Ótimo, bom.
Você é agora o novo presidente do Memorial da América Latina, um espação importante cultural para São Paulo e também para o Brasil. Né ( abreviaçao de Não é)?
É...É claro que você tá ali nos primeiros momentos entendendo, o, exatamente quais os projetos. Mas,qual vai ser o diricionamento dessa sua gestão?
quê que você espera para essa sua gestão?
Olha, Eu, Memorial, eu acho que é quase que um presente para a Cidade de São Paulo.
Muita gente ainda não percebeu isso,né?
É um fruto um pouco dos ideais libertários, de progresso, de futuro, de liberdade, da chi, de Deus, do Niemeyer, tal.
Então, quando a gente entra lá, parece que a gente respira essa generosidade dessas pessoas, tal, que eu acho que são as melhores pessoas desse país. não é?
Então, é... e é um espaço muito bonito, agora, e é um espaço enorme.
É um espação lá com mais de 80 mil metros quadrados no centro de São paulo com metrô ali dentro.
Claro.
Muito fácil de chegar, tal.
Agora, e tem, é...é um espaço enorme e têm muitos espaços qualificados, teatros, salas, exposições, é...
E até aquele, aquela própria área externa também que você pode né?
Claro é maravilhosa.Né isso?
Então é...até disse o seguinte: quando você pensa, né numa, num museu por exemplo,você fala bom. Museu teve um milhão de pessoas de participação.
Museu é um lugar só.
Aí você vê as pessoas permanentemente entrendo, tal.
No Memorial, uma área dessa de 84 mil metros quadrados, você fica aquele vazio ali, tal.
Então é, a gente precisa ter muito mais movimentos do que...
apesar de ter tido, nós vamos mais quase um milhão e trezentos esse ano.
Entendi, bom. Então a ideia, você tá me dizendo a ideia é que é...
Ampliar a participação popular.
Entendi.
Eu, eu quero que as pessoas é...é sem perder esse sonho de uma relação latino americana.
Minha formação é essa, eu sou latino americano.
Deixei a barba por causa da américa latina.Tal, então é...e...tenho um sangue quente, aquilo me toca.
Toda aquela luta e também uma história ao mesmo tempo muito rica e forte, mas muito triste e muito pesada também.
Até pelo o, pelo, pela, pelas ditadura frequentes nesse paises todos.Né:
O Memorial tem esse papel de fazer essa integração, né?
Por que infelizmente o Brasil, exatamente, ainda se encontra um pouco em muitas áreas separados dos outros paises da américa latina.
É muitas pessoas...
Não é?
...não têm muita essa noção que somos latinos americanos.
É verdade.
Parece que é...
eu até brinco lá. Olha, vamos fazer a amostra de cinema latino americano com o Brasil, com o Brasil.Parece que as pessoas que nasce no Brasil tá um pouco fora, tal. Mas eu acho que não. É muito latino americano, tal.
E o Memorial além das coisas que têm lá que são maravilhosas. Por exemplo, quem não conhece se for lá entrar no pavilhão de criatividade, foi ideia do Darcir, é um encantamento aquilo.
É maravilhoso.
A...aquela produção artística dos povos da américa latina coisas impresionatemente bonitas. É difícil achar um país, outra região do mundo, que eu conheço bastante, que tenha coisas tão bonitas quanto essas da américan latina.
É,agora você, é um trabalhão. Vai ter que, vai ter que deixar de lado algumas das suas outras atividades como cineata, como documentarista. Isso não dá para fazer junto ou?
Olha, é o seguinte: até na minha posse eu falei lá que o cinema e a política eu parei junto, o cinema e a política nasceu junto. Eu vim pra, eu sou de minas, quando eu vim pra São Paulo fazer universida, 60,pra Politécnica. E...eu aprendi a política e me apaixonei pelo lado, pela cultura, tal e praticamente pelo cinema e a literatura.
Nunca parei de escrever, nunca parei de filmar,mas nunca parei de fazer polítca. Fui militante, tudo e tal.
Só que é uma coisa. O que é uma minha...é uma discussão antiga minha lá. Eu não faço cinama como políco e também não faço política como cineasta.
Entendeu? quando eu faço política eu tenho uma racionalidade, uma outra forma, tal e...e tem uma, um conhecimento assim pessoal do quê que é a pratica política. Gosto, leio Granite, gosto, dá, dá, de ler essa literatura...dá, dá,dá...
Claro.
Inclusive tem uma experiência nessa área, foi o nosso secretário também, né?
Pois é. E quando eu fui pra secretária de cultura, por exemplo, alias era interessante,porque eu dizia pra pessoa: olha eu sou um cineata, meus filmes é um outro lado que eu não domino,
Agora aqui não. Aqui é uma ação política na área da cultura, essa eu domino. Então eu tava dizendo, que eu fiquei aqui menos de 2 anos lá. Eu fiz uma coisa que a gente botava o dedo no tempo de estudante mais de 40 anos. Eu fiz a lei da cultura, o ProAC. O ProAC, uma lei de incentivo hoje em várias áreas, né? É o fudamental em São Paulo hoje. Só de incentivo fiscal tem mais de 100 milhões por ano. Além dos editais, né? pra tudo,pra circo, pra literatura,pra cinema,É pra teatro. Além dos editais ainda tem o incentivo fiscal, o ICMS que atualmente tá em mais de 100 milhões.
E a gente sabe que é difícil né? incentivo. Inclusive o Rui Guerra tá aqui também, participa do nosso programa de hoje e eu vou voltar a conversar com você e também com o Rui Guerra e a gente se aprofunda nessa estória. Que tal,hein? pode ser,não? E aparece lá no meu memorial que vai valer a pena. Nós vamos fazer um, nós vamos colocar muita gente naquele memorial. Nós vamos aparecer.


Comments

Leave a comment

Note: this form is not for making a transcription. If you would like to transcribe this Script Request, please click the [ TRANSCRIBE ] button.

Overview

To make a new Audio Request or Script Request, click on Make a Request at the top of the page.

To record or transcribe for users learning your language, click on Help Others at the top of the page.

Recording and transcribing for other users will earn you credits and also move your own Requests ahead in the queue. This will help you get your requests recorded and/or transcribed faster.

Sponsored Links