Portugues do brasileiro, por favor
Confira as chances de título, Libertadores e rebaixamento dos times no Brasileiro
Faltando dez rodadas para o Campeonato Brasileiro, os times começam a incorporar mais um elemento em sua preparação para a reta final: a calculadora. Seja na briga pelo título, por uma vaga na Libertadores ou na tentativa desesperada de escapar do rebaixamento, é hora de fazer as contas e ficar de olho nas probabilidades. Fluminense e Flamengo tem chances muito remotas de se classificar para a competição sul-americana. O Botafogo sofre com o fantasma da Série B, que está praticamente exorcizado da Gávea.
Apesar de sofrer duas derrotas seguidas - para Corinthians e Flamengo -, o Cruzeiro segue como o favorito absoluto para levantar a taça no fim do campeonato. O time mineiro lidera com 56 pontos e tem 79% de chances de conquistar seu quarto título brasileiro de acordo com o site InfoBola, do matemático Tristão Garcia. A queda de rendimento, porém, pode preocupar o técnico Marcelo Oliveira. Se no primeiro turno o Cruzeiro reinou absoluto, com 43 pontos e apenas duas derrotas, no returno, a Raposa tem apenas a 12ª melhor campanha, com quatro derrotas sofridas. O vice-líder Internacional, que bateu o Fluminense no domingo, diminuiu a diferença para o líder para seis pontos e tem 11% de probabilidades de ser campeão. No returno, o time gaúcho tem a segunda melhor campanha, atrás apenas do Atlético-MG, que tem 3% de chances de título. São Paulo, com 5%, Grêmio e Corinthians, ambos com 1%, são os outros concorrentes à taça.
Flu e Fla com chances remotas de Libertadores
Se não brigam mais pelo título, os clubes cariocas ainda sonham - ainda que com chances remotas - com uma vaga na Libertadores. Cinco pontos atrás do G-4, o Fluminense tem 8% de possibilidades matemáticas de se classificar para a maior competição sul-americana. O tricolor, porém, precisa reagir, pois tem apenas a 16º campanha no returno. O Flamengo tem a 14ª campanha no segundo turno e, nove pontos atrás do G-4, tem apenas 1% de chance de estar na Libertadores de 2015. Cruzeiro (99%), Inter (81%) e São Paulo (71%) estão muito próximos de carimbar a vaga na competição. Atlético-MG, com 58%, Grêmio, com 37%, Corinthians, com 35%, Santos, com 9%, e Goiás, com 1%, são outros times que ainda brigam pela Libertadores.
Botafogo tem pior campanha do returno
Na parte de baixo da tabela a situação é mais dramática e embolada. Apenas cinco pontos separam o lanterna Coritiba do 12º colocado Palmeiras. O time paulista, que já era dado como rebaixado por muitos, emendou três vitórias seguidas e agora tem apenas 13º de chances de cair novamente para a Série B. Se por um lado o Flamengo, 10º com 37 pontos, ainda sonha com a Libertadores, por outro não pode se descuidar totalmente do Z-4. O rubro-negro ainda tem 4% de chances de ser rebaixado pela primeira vez em sua história. Já o Botafogo, dono da pior campanha do segundo turno, com apenas cinco pontos e uma vitória - justamente a de sábado passado, sobre o Corinthians -, tem 65% de possibilidades matemáticas de voltar à segunda divisão. Coritiba, com 69% de chances, Criciúma, com 63%, e Bahia, com 59%, são os outros times que estão na zona do rebaixamento no momento. Vitória (44%), Figueirense (35%), Atlético-PR (18%), Chapecoense (17%), Sport (9%) e Goiás (4%) também estão ameaçados pela 'degola'.